BHISS Digital
Fique Atento

BHISS Digital – Cadastramento automático de novos usuários

ASSUNTO: Implantação de nova funcionalidade que cadastra automaticamente novas empresas ou filiais, e também o Microempreendedor Individual - MEI, para acesso aos serviços digitais da Fazenda.

Prezados usuários do sistema BHISS Digital,

 

Comunicamos que foi implementada uma funcionalidade de cadastramento automático no BHISS Digital (http://www.pbh.gov.br/bhissdigital/) das novas pessoas jurídicas que se estabelecerem no Município, inclusive os Microempreendedores Individuais - MEI. 

Esta funcionalidade vai simplificar ainda mais a vida das empresas em Belo Horizonte, tornando desnecessária a abertura de solicitação no portal de serviços para efetuar o "Cadastro de Usuário de Serviços Digitais - Fazenda", necessário para habilitar o acesso aos serviços do BHISS Digital que exigem autenticação, ao mesmo tempo poupando o trabalho manual dos servidores da Prefeitura necessário para o atendimento dessas solicitações.

O funcionamento será o seguinte:

  1. As pessoas jurídicas efetuam, da forma usual, a criação de seu CNPJ no coletor nacional da RedeSim ou no Portal do Empreendedor, para o caso do MEI. Nesta etapa é muito importante que seja informado um e-mail para contato;
  2. A Prefeitura, via integração com a RedeSim, recebe esses dados e efetua a inclusão do estabelecimento no Cadastro Municipal de Contribuintes;
  3. O BHISS Digital detecta esse novo cadastro, inclui automaticamente o CNPJ no controle de acesso ao sistema e envia uma mensagem via e-mail para o endereço eletrônico informado (o conteúdo desse e-mail encontra-se exemplificado abaixo);
  4. Caso o e-mail não tenha sido informado no coletor nacional, o procedimento automatizado não será possível e o "Cadastro de Usuário de Serviços Digitais - Fazenda" deverá ser feito de forma manual, mediante solicitação no portal de serviços da Prefeitura (https://servicos.pbh.gov.br/);
  5. Após receber o e-mail mencionado no passo 3, basta o usuário seguir os procedimentos ali descritos para cadastrar a sua senha de acesso pessoal;
  6. A partir daí o acesso aos serviços digitais da Receita Municipal, como a emissão da Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e), emissão de guias para recolhimento do ISSQN, envio de Declarações Eletrônicas de Serviços e outros, já estará liberado.
 

Modelo do e-mail enviado pela Prefeitura ao usuário:

"Prezado contribuinte,

A Secretaria Municipal de Fazenda (SMFA) da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação e Apoio Técnico (DTAT), comunica o cadastramento de um usuário/senha para V.S.ª no controle de acesso do sistema BHISS Digital.

Por meio deste, o interessado terá acesso a serviços e aplicações da Fazenda relativos ao ISSQN, disponibilizados na Internet pelo endereço <www.pbh.gov.br/bhissdigital/>. O usuário coincide com o CNPJ da empresa (somente os números, sem pontos, barra ou traço).

Usuário: 999999990000199

Para gerar sua senha pessoal, siga as orientações abaixo:

1. Acesse o portal BHISS Digital <www.pbh.gov.br/bhissdigital/> e clique no menu "Controle de Acesso" no lado esquerdo da página;
2. Clique no menu "Senha" e "Esqueci minha senha";
3. Preencha o campo "Usuário" e, no campo abaixo, a sequência numérica exibida na imagem mostrada na tela;
4. Clique no botão "Enviar Nova Senha para meu e-mail".

Uma senha inicial será automaticamente gerada e enviada para o mesmo e-mail em que V.S.ª recebeu esta comunicação. De posse dessa senha, basta acessar novamente o BHISS Digital (passo 1 acima) e utilizar o usuário (CNPJ) e a senha inicial recebida. O sistema solicitará a alteração da senha inicial recebida para uma outra de conhecimento apenas de V.S.ª.

A partir daí, basta utilizar essas credenciais (usuário e senha) para acessar os serviços do BHISS Digital. A qualquer momento é possível repetir os procedimentos acima para gerar uma nova senha.

Atenciosamente,

DFAT – Diretoria de Fiscalização e Auditoria Tributária
DTAT - Diretoria de Tecnologia da Informação e Apoio Técnico
SUREM – Subsecretaria da Receita Municipal
SMFA – Secretaria Municipal de Fazenda"

 

Esta medida vem se somar às diversas soluções que a PBH tem adotado para simplificar e facilitar o cumprimento das obrigações fiscais e tributárias das empresas, com vistas ao amparo e retomada das atividades econômicas e melhoria do ambiente de negócios do Município. 

Atenciosamente,

DFAT – Diretoria de Fiscalização e Auditoria Tributária
DTAT - Diretoria de Tecnologia da Informação e Apoio Técnico
SUREM – Subsecretaria da Receita Municipal
SMFA – Secretaria Municipal de Fazenda

Ver todos os avisos

BH Nota 10

Prefeitura de Belo Horizonte - Secretaria Municipal de Fazenda
Rua Espírito Santo, 605 - Centro - Belo Horizonte - MG - CEP: 30160-919
Dúvidas: FALE CONOSCO

Senhor(a) Contribuinte:

Estamos num período de excepcionalidade e envidando esforços para facilitar o acesso e solução de pedidos totalmente pela internet.

Para assuntos relativos a ISSQN, clique aqui.

Para assuntos relativos a Taxas (TFLF, TFS e TFEP), utilize o e-mail atendimentofazenda@pbh.gov.br.

Para outros serviços, clique aqui.