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BHISS Digital – Certificação Digital

ASSUNTO: Perguntas e respostas mais frequentes

Prezados usuários do sistema BHISS Digital

A Secretaria Municipal Adjunta de Arrecadações – SMAAR/SMF, visando auxiliar os contribuintes na utilização da certificação digital no BHISS Digital, recurso obrigatório para geração da NFS-e bem como às operações do Controle de Acesso (procuração, alteração e/ou recuperação de senhas) reuniu abaixo as perguntas mais frequentes sobre o tema:

1. Como resolver o erro: “Applet não foi carregada”?
2. Quais os requisitos mínimos obrigatórios para se gerar corretamente a NFS-e em Belo Horizonte?
3. O que significa a mensagem “Usuário Não Autorizado”?
4. O que significa a mensagem “Usuário Existente”?
5. Preciso configurar o certificado para gerar procurações ou alterar senhas?
6. O que significa o erro: “Erro no acesso smart-card/token” quando vou gerar a NFS-e?
7. O que significa o erro: “Não foi possível encontrar um par de certificado e chave no repositório” quando vou emitir NFS-e?
8. Como gerar a NFS-e no Sistema Operacional é da Apple (MAC OS)?
9. Como excluir um certificado vencido do computador?
10. Lista de mensagens de erro que estão relacionadas à inatividade do servidor de geração das NFS-e:


11. Como solicitar suporte quando se utiliza sistemas de terceiros para geração de NFS-e, ou seja, não disponibilizado no Portal BHISS Digital?
12. Estou tentando entrar no site da PBH para emissão de nota fiscal da minha empresa, porém o cadastro dá como senha inválida e emite a mensagem: “Não foi possível confirmar a autenticidade das credenciais fornecidas” ou “usuário e senha inválidos”. O que fazer?
13. Ao tentar transmitir a DES, o sistema emite o seguinte erro : “Falha ao validar o certificado. A aplicação não será executada. ” O que tenho que fazer?
14. Estou tentando gerar a NFS-e, porém a seguinte mensagem de erro é emitida: “Processamento Parcial – “Alguns documentos não foram processados com sucesso”. O que devo fazer nesse caso?

Sua dúvida ainda não foi respondida aqui?

Outras dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail atendimentofinancas@pbh.gov.br juntamente com: dados do responsável do certificado digital (e-CNPJ ou e-CPF), tela do erro ocorrido, versão do Java instalado no microcomputador, modelo e marca do certificado digital ou leitor (quando for cartão).

1. Como resolver o erro: “Applet não foi carregada”?

A applet é a “janela” onde é apresentado o componente de assinatura digital e deve estar carregada no momento das configurações do seu certificado.

Passo-a-passo com telas explicativas estão disponíveis no arquivo:
Suporte_Applet_Nao_Carregada_17julho2016.pdf

2. Quais os requisitos mínimos obrigatórios para se gerar corretamente a NFS-e em Belo Horizonte?

Para utilização da NFS-e são necessárias as seguintes configurações:

Para geração da NFS-e (ou qualquer outra operação no Portal BHISS Digital) é necessária a verificação de três requisitos mínimos:

1. Última versão do Java instalado (somente a última versão, a mais recente). Se existirem outras versões do Java, as mesmas deverão ser desinstaladas.
2. Driver do certificado digital corretamente instalado (inclusive, se existirem certificados válidos e vencidos instalados numa mesma mídia ou no diretório do micro, aquele que estiver vencido deve ser removido. Nesse caso, consulte a sua autoridade certificadora).
3. Configuração do seu certificado digital. (Ou seja, após acessar a NFS-e, clicar em geração, digitar os dados da NFS-e, somente após isso, você deve clicar em Atualizações - Configuração do Certificado Digital e realizar as configurações).

Todas as instruções necessárias para configuração do certificado digital para uso das aplicações do BHISS Digital estão disponíveis em:
Instrucoes_Gerais_Uso_Certificado_Digital_17julho2016.pdf

3. O que significa a mensagem “Usuário Não Autorizado”?

Essa mensagem indica que o usuário está tentando se autenticar com a informação de um documento, mas tenta assinar com um certificado digital de outro documento.
Por exemplo: o usuário informa como login o CNPJ da empresa outorgante e tenta assinar a NFS-e com o e-CPF do outorgado, logo, ocorre a exceção e a NFS-e é cancelada.
Observação: A procuração deve estar ativa e válida na PBH.

4. O que significa a mensagem “Usuário Existente”?

A mensagem "usuário existente" só ocorre quando se tenta cadastrar um usuário que já está cadastrado.

Nesse caso, acesse o sistema com as credenciais do referido usuário no portal BHISS Digital ou gere nova senha como indicado no anexo: usuario_existente_17julho2016.pdf

5. Preciso configurar o certificado para gerar procurações ou alterar senhas?

Ao acessar as funcionalidades do “Controle de Acesso” que utilizam a certificação digital, também é preciso que as configurações sejam realizadas.

Assim, para uso das funcionalidades abaixo também é preciso configurar o certificado digital:

Realize, previamente, os procedimentos constantes no arquivo:
Instrucoes_Gerais_Uso_Certificado_Digital_17julho2016.pdf

6. O que significa o erro: “Erro no acesso smart-card/token” quando vou gerar a NFS-e?

Se, ao gerar a NFS-e com o certificado digital, o sistema emitir a mensagem “Erro no acesso smart-card/token” indica que as configurações do certificado digital em seu micro podem estar incompletas.

Nesse caso, você deve:

1º) Entrar em contato com a autoridade certificadora/registradora que emitiu o certificado digital para você e solicitar o suporte adequado de instalação/configuração do seu certificado.
2º) Após esse contato, e resolvido o problema das configurações, execute os procedimentos constantes no arquivo: Erro ao acessar smart-card_token_NFSe_17julho2016.pdf

7. O que significa o erro: “Não foi possível encontrar um par de certificado e chave no repositório” quando vou emitir NFS-e?

A mensagem “Não foi possível encontrar um par de certificado e chave no repositório” indica que as configurações do certificado digital em seu micro podem estar incompletas.

Nesse caso, você deve:

1º) Entrar em contato com a autoridade certificadora/registradora que emitiu o certificado digital para você e solicitar o suporte adequado de instalação/configuração do seu certificado.
2º) Após esse contato, e resolvido o problema das configurações, execute os procedimentos constantes no arquivo: Par_de_certificado_e_chave_no_repositório_NFSe_15julho2016.pdf

8. Como gerar a NFS-e no Sistema Operacional é da Apple (MAC OS)?

Todos os serviços disponíveis no Portal BHISS Digital possuem como requisito necessário a instalação do sistema operacional Windows ou Linux.
Como alternativa, usuários do MAC OS podem utilizar o sistema seguindo as orientações disponíveis no arquivo: Como_Gerar_NFSe_MAC_17julho2017.pdf

9. Como excluir um certificado vencido do computador?

Caso você possua mais de um certificado (um válido e um vencido) em seu micro, o que está vencido deve ser excluído, deixando apenas o certificado válido.

Atenção: Para realizar os procedimentos de exclusão de certificados, sempre acione o suporte técnico da autoridade certificadora onde seu certificado foi adquirido!

10. Lista de mensagens de erro que estão relacionadas à inatividade do servidor de geração das NFS-e:

As mensagens citadas estão sempre relacionadas à inoperabilidade momentânea do servidor do Datacenter onde são geradas e armazenadas as NFS-e.

Neste caso, você deve tentar gerar a sua NFS-e novamente.

Porém, antes da geração da NFS-e, é importante que você tenha realizado as configurações do seu certificado digital constantes no arquivo:
Instrucoes_Gerais_Uso_Certificado_Digital_17julho2016.pdf

11. Como solicitar suporte quando se utiliza sistemas de terceiros para geração de NFS-e, ou seja, não disponibilizado no Portal BHISS Digital?

Em caso de mensagens de erros emitidas por sistemas desenvolvidos por “terceiros”, ou seja, se empresa utiliza sistema de geração de NFS-e desenvolvido por outras empresas e, por isso, não acessa diretamente o Portal BHISS Digital para emissão das Notas, você deve acionar o suporte técnico dessa empresa desenvolvedora.

A SMF/PBH não pode se responsabilizar pelo suporte de sistemas de terceiros, por não conhecer o seu ambiente de desenvolvimento.

12. Estou tentando entrar no site da PBH para emissão de nota fiscal da minha empresa, porém o cadastro dá como senha inválida e emite a mensagem: “Não foi possível confirmar a autenticidade das credenciais fornecidas” ou “usuário e senha inválidos”. O que fazer?

Você pode gerar nova senha usando procedimentos descritos no anexo (Através da funcionalidade "Esqueci Minha Senha"/ Mensagem Eletrônica OU com Certificado digital OU presencialmente no BH Resolve): Gerar_nova_senha_bhissdigital_17julho2016.pdf

A nova senha é enviada para o e-mail cadastrado no Portal BHISS Digital/PBH.

13. Ao tentar transmitir a DES, o sistema emite o seguinte erro : “Falha ao validar o certificado. A aplicação não será executada.” O que tenho que fazer?

Nesse caso, as orientações constantes do anexo devem ser seguidas. Tenha certeza de que o seu certificado digital esteja corretamente instalado e configurado em seu micro. Em caso de dúvidas na instalação/configurações acione a autoridade certificadora onde o certificado foi adquirido. Falha_ao_validar_o_certificado_DES_17julho2016.pdf

14. Estou tentando gerar a NFS-e, porém a seguinte mensagem de erro é emitida: “Processamento Parcial – “Alguns documentos não foram processados com sucesso”. O que devo fazer nesse caso?

Nos dias de grande volume de processamento do ambiente BHISS Digital, como por exemplo, em virtude da geração da guia e pagamento do ISS; e no período de entrega da DES e DES-IF, podem ocorrer instabilidades no sistema de geração da NFS-e.

Nesse caso, quando são realizadas corretamente as configurações do certificado digital, e mesmo assim, o sistema apresenta a tela de "Processamento Parcial - Alguns documentos não foram processados com sucesso " significa que o "erro" pode estar relacionado aos problemas de instabilidades do Datacenter, onde são processadas e armazenadas as NFS-e, não tendo ligação direta com o novo componente assinador.

Para mais orientações, acesse: Documentos_nao_foram_processados_17julho2016.pdf

Atenciosamente,

SMF – Secretaria Municipal de Finanças
SMAAR – Secretaria Municipal Adjunta de Arrecadação

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