BHISS Digital
Fique Atento

BHISS Digital - Desenvolvedores de softwares - novo componente de assinatura digital

ASSUNTO: Alteração no componente de assinatura digital Webservice

Prezados desenvolvedores de software

A Secretaria Municipal de Finanças - SMF, por meio das Gerências de Tributos Mobiliários - GETM e de Administração de Serviços de TI – GASIN, informa que se encontra na fase final os procedimentos para implantação do novo componente de autenticação e assinatura digital que passará a funcionar no portal BHISS Digital na segunda quinzena do mês de Outubro/2013.

Por este motivo ocorrerão alterações nos componentes utilizados pela PBH que trabalham com certificação digital.

A única alteração perceptível ao usuário do WebService é que as tags de assinaturas geradas pela PBH passarão a utilizar o prefixo “ds” para identificação do namespace do padrão XMLDsig. Anteriormente, não era utilizado esse prefixo.

Assim, caso o software desenvolvido por sua empresa manipule diretamente o arquivo XML, através de funções como replace ou substring, poderá ocorrer alguma incompatibilidade.

Já foram disponibilizadas, no ambiente de homologação do BHISS Digital, todas as funcionalidades que utilizarão esse novo componente, a saber:

Acesse o Portal BHISS Digital <www.pbh.gov.br/bhissdigital> - ícone à direita – BHISS Digital Teste – e efetue testes do funcionamento do seu certificado no ambiente de homologação.

Atenção: Para realizar o teste de geração de NFS-e, a empresa deve estar previamente cadastrada e credenciada no ambiente de homologação do Portal BHISS Digital.

Lembrando que:

  1. O usuário que já possui cadastro no ambiente de homologação poderá usar as funcionalidades desse ambiente, sem a necessidade de um novo cadastro;
  2. Os usuários que ainda não possuem cadastro nesse ambiente devem se cadastrar normalmente;
  3. Os ambientes de homologação e produção, apesar de idênticos, não são o mesmo ambiente e por este motivo o login e senha de um ambiente não funciona no outro.

Não deixe de fazer seu teste! Assim, você estará evitando problemas num futuro próximo com relação ao funcionamento do seu software de geração da NFS-e.

A PBH/SMF agradece a atenção e o apoio nesse momento de renovação e ampliação da segurança do sistema BHISS Digital.

Em caso de mensagem de erro no teste do seu certificado digital ou na assinatura da NFS-e ou, ainda, nas transações relacionadas ao cadastro, alteração de senha e geração de procuração - TODAS REALIZADAS EM AMBIENTE DE HOMOLOGAÇÃO DO BHISS DIGITAL - favor encaminhar e-mail especificamente para novasdk@pbh.gov.br informando: dados do responsável do certificado digital (e-CNPJ ou e-CPF), erro ocorrido, versão do Java instalado na máquina, modelo e marca do certificado digital e um printscreen da tela de erro. Este e-mail somente responderá aos questionamentos do novo componente de assinatura digital que está em testes.

Atenciosamente,

SMF – Secretaria Municipal de Finanças
SMAAR – Secretaria Municipal Adjunta de Arrecadação
GETM – Gerência de Tributos Mobiliários
GASIN - Gerência de Administração dos Serviços de TI

Ver todos os avisos

BH Nota 10

Prefeitura de Belo Horizonte - Secretaria Municipal de Fazenda
Rua Espírito Santo, 605 - Centro - Belo Horizonte - MG - CEP: 30160-919
Dúvidas: FALE CONOSCO

Senhor(a) Contribuinte:

Estamos num período de excepcionalidade e envidando esforços para facilitar o acesso e solução de pedidos totalmente pela internet.

Para assuntos relativos a ISSQN, clique aqui.

Para assuntos relativos a Taxas (TFLF, TFS e TFEP), utilize o e-mail atendimentofazenda@pbh.gov.br.

Para outros serviços, clique aqui.